Construção

Apucarana oferece atrações imperdíveis; entre elas está o Museu do Café

O Museu do Café conta com um vasto acervo de peças de época captado junto a pioneiros e descendentes de pioneiros apucaranenses.

Localizado nas antigas instalações da estação ferroviária do Distrito de Pirapó, o Museu Histórico do Café conta com área de 118,64 metros quadrados e existe desde o ano de 2012. Catalogado pelo IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o órgão que coordena o processo de preservação do patrimônio cultural brasileiro, o museu retrata a história da produção do café, conhecido como “ouro verde”, na região Norte do Paraná.

O Museu do Café conta com um vasto acervo de peças de época captado junto a pioneiros e descendentes de pioneiros apucaranenses. O local faz parte do roteiro turístico da cidade e está aberto diariamente à visitação.

Atrativos.

Casa de Costumes

Com 63,48 metros quadrados de construção, a Casa de Costume denota a moradia na zona rural nas décadas de 40, 50 e 60 na época do auge da cafeicultura, recebendo móveis e utensílios característicos. Além disso, retrata um pouco da história e colonização da cidade, com objetos e fotos da época.

slide-image

Casa do Artesanato

A Casa do Artesanato, também com 63,48 metros quadrados, é um espaço onde se realiza cursos de artesanato e a venda dos produtos confeccionados. Uma iniciativa da Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família, por meio da “Rede de Mulheres Solidárias”, o espaço existe desde dezembro de 2014 com uma unidade no centro de Apucarana, sendo um local de exposição e comercialização da produção artesanal.

slide-image

Museu

O museu retrata a história da produção do café através de um acervo captado junto dos pioneiros de Apucarana e recebe a exposição de peças históricas referente ao cultivo e o beneficiamento de café.

slide-image

Antiga Estação de Trem

A antiga estação de trem era utilizada para embarque e desembarque da população quando a linha férrea, à época, transportava passageiros no norte do Paraná.

Leia também em Revista Morar Bem:

Há realmente um vulcão adormecido sob a Catedral Nossa Senhora de Lourdes?

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close