Construção

Ataque às Torres Gêmeas em Nova Iorque completa 18 anos hoje; veja como está o local

Em 11 de setembro de 2001, terroristas da Al-Qaeda, comandada por Osama bin Laden, lançaram dois aviões contra os dois prédios do World Trade Center, as Torres Gêmeas, em Manhattan, no coração de Nova York.

O evento mudou os rumos da história, lançando os Estados Unidos em uma guerra contra o terror que dura até hoje.

As consequências do atentado cometido há 18 anos não são apenas geopolíticas.

Além dos cerca de 3 mil mortos e mais de 6 mil feridos no desabamento do World Trade Center, milhares de pessoas desenvolveram câncer e outros males graves, sobretudo de pulmão, ligados à nuvem tóxica que planou durante semanas sobre o sul da ilha.

O prédio erguido para ocupar o lugar dos edifícios do World Trade Center, destruídos no atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, se tornou o arranha-céu mais alto do hemisfério ocidental após receber uma antena.

A instalação da peça de 800 toneladas e 124 metros elevou a altura da torre chamada de One World Trade Center para 541 metros.

One World Trade Center, New York City, USA #WinterupstateNY

O centro da região do World Trade Center é ocupado hoje por um complexo que conta com um memorial (chamado de 9/11 Memorial Plaza) e um museu (o Museu Nacional do 11 de Setembro), que lembram e homenageiam as vítimas do atentado terrorista que derrubou os dois prédios do local.

LEIA TAMBÉM EM REVISTA MORAR BEM:

world trade center

O complexo foi desenhado por Michael Arad e Peter Walker, do escritório Handel Architects, que venceu a competição ao propor soluções de como lidar com o espaço e homenagear as vítimas adequadamente.

world trade center

Onde deveriam estar as duas torres do World Trade Center, há dois rebaixamentos das exatas medidas das plantas dos prédios, formando piscinas com quedas d’água infinitas, que atuam como “pegadas” deixadas pelas torres.

No entorno dos monumentos, estão pedras de bronze com os nomes das mais de 3 mil vítimas dos ataques de 2001 e também de 1993.

O lugar é muito quieto e tranquilo, com um silêncio respeitoso em direção às vítimas, mesmo com a visita de milhões de turistas no ano todo.

Só nos primeiros 12 meses do memorial (inaugurado em 2011), foram 4,5 milhões de visitantes.

world trade center

world trade center

VER MAIS: 

 

Com informações: Archtrends Portobello

 

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close