Turismo

Canyon Guartelá; a 152 km de Apucarana, conta com banheiras naturais e é o 6º maior cânion do mundo

Localizado na cidade de Tibagi, a aproximadamente 152 km de Apucarana, o Canyon Guartelá é considerado o 6º maior cânion do mundo

Alerta ‘spoiler’, este post contém muitas fotos lindas do Canyon Guartelá e poderá despertar sua vontade de visita-lo.

Localizado na cidade de Tibagi, a aproximadamente 152 km de Apucarana, o Canyon Guartelá é considerado o 6º maior cânion do mundo, levando em conta a extensão de 30 km desníveis de até 450 m. Sendo assim, o Parque Estadual do Guartelá protege uma área importante de patrimônio natural e arqueológico da região.

O Canyon é uma garganta formada pelo Rio Iapó que para escavar rochas se aproveitou de falhas e fraturas geológicas. É como um registro da separação da América do Sul e África e nascimento do Oceano Atlântico Sul, o que ocorreu no período Mesozóico, era dos dinossauros.

Em toda sua extensão encontra-se uma biodiversidade típica e marcante dos Campos Gerais, muito semelhante ao cerrado, além das formações rochosas.

A explicação sobre a origem do nome do canyon existe em várias versões.

A mais conhecida, e que você encontrará até na entrada do parque, é a que conta sobre um morador da região que ao saber dos ataques de índios Kaingangues mandou avisar seu vizinho e compadre sobre os ataques e alertou: “Guarda-te lá, que eu aqui bem fico”. A região, então, recebeu o nome de Guartelá.

Na trilha completa do Canyon Guartelá é possível fazer uma caminhada exclusiva em trilhas que são restritas para somente 40 pessoas ao dia (20 pela manhã e 20 pela parte da tarde).

Lá estão o chamado Portal de Pedra, algumas pinturas rupestres, e claro, vistas incríveis do canyon. Você irá encontrar ainda os panelões, que são algumas formações rochosas no rio – parecem banheiras de hidromassagem naturais. Em dias quentes, ou até em dias com temperaturas mais amenas e a vontade bater, você poderá entrar nos panelões e recarregar as energias com um agradável banho de rio!

Rio de lajeado afluente do rio Iapó – Parque Estadual do Guartelá – entre Tibagi e Castro – PR

Em caso de chuva, essa trilha não é permitida, mas é possível fazer o passeio pela trilha básica que também passa pelos panelões.

Canyon Guartelá (3)

A entrada no parque é gratuita.

Por: Gabriel Ferreira

LEIA TAMBÉM EM REVISTA MORAR BEM:

Com informações: Special Paraná

 

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close