Arquitetura

Casas portáteis; 8 casinhas que vão onde o morador resolver morar

Sobre rodas ou montadas rapidamente, tudo para ter uma vida nômade

Depois de tantos excessos – de informaçao, consumo, trabalho – muita gente está sentindo vontade de desacelerar e adotar um novo estilo de vida. Para isso, muitas vezes é preciso encarar uma boa dose de desapego. Quem decide adotar uma vida nômade sabe bem como essa dinâmica funciona em várias áreas da vida. E o desapego vale também quando o assunto é casa. Para abrir mão de endereço fixo, é provável que você também precise topar viver em pouco espaço. É isso que mostramos nesses projetos de casas portáteis, que vão com o morador para onde ele for e tudo o que é necessário para viver se encaixa em poucos metros.

Pode personalizar

Casa portátil

Criada por uma empresa canadense, a Drop Structures, esta pequena cabana pré-fabricada mede 10 m² e pode ser erguida sem a necessidade de licença de construção. E, caso o morador se mude, tem a possibilidade de levá-la.

Quem encomendar uma, pode escolher o que vai incluir dentro, como aquecimento e ar-condicionado, fogão a lenha, armários planejados, banheiro e uma pequena cozinha. E tem até área externa, com o deque em anexo. Chamado de Plug and Play, o projeto permite que as unidades sejam conectadas entre si, caso o morador deseje ampliar a casa em algum momento.

LEIA TAMBÉM EM REVISTA MORAR BEM:

Casa portátil

Com tudo o que você precisa

Casa portátil

São apenas 22 m², mas esta casinha sobre rodas é bastante funcional. Fabricada pela Modern Tiny Living, ela tem uma parte elevada, onde ficam os sofás que se transformam em cama para duas pessoas. Nessa área, os módulos embutidos também servem como espaço de armazenamento.

A cozinha é bem completa: tem armários (muitos!), cooktop, forno, geladeira e máquina de lavar roupas. E, se o morador quiser mais privacidade, ainda tem um quarto no mezanino. A empresa, com sede em Ohio, nos Estados Unidos, permite que o morador nômade customize os interiores como ele quiser.

Casa portátil

Embutir é a solução

Casa portátil

Criada pelo estúdio Pin-Up Houses, essa pequena casinha magenta é feita de uma estrutura de madeira, com painéis que garantem isolamento térmico em todas as faces e construída sobre um reboque – por isso, pode ser facilmente acoplada ao carro.

Por dentro, cada centímetro do espaço é bem aproveitado. Por isso, foi possível instalar um sofá-cama, fogão, banheiro químico e uma pequena cozinha. Também tem espaços para armazenamento embutidos e algumas redes instaladas na parede e no teto, que deixam o visual mais leve.

Casa portátil

Pequena e charmosa

Casa portátil

Dolly Rubiano é uma dessas pessoas que resolveram viver em pouco espaço e sem endereço fixo. Depois de alugar uma casa sobre rodas no AriBnB como um teste para ver se ela se acostumaria com a ideia, amou a experiência. Então, fez o protótipo de sua casinha ideal em papelão e encomendou uma com a empresa Designer Eco Tiny Homes.

São 25 m² com tudo o que ela precisa para viver. A cozinha, inclusive, é o espaço favorito de Dolly e é muito bem equipada. Outro destaque do lugar é a decoração. Repare como tudo fica bem organizado e com um toque charmoso.

VER MAIS: 

Casa portátil

Locomoção sustentável

Casa portátil

Projetada pela marca Dunkin’ Donuts em parceria com a New Frontier Tiny Homes, esta pequena casa sobre rodas é alimentada por um biocombustível extraído do café usado nas lojas da rede. A casinha demorou pouco mais de três meses para ser construída e tem o exterior revestido de madeira e painéis de aço corten fosco.

No interior, há móveis multifuncionais, uma cozinha gourmet, sala de estar e piso de madeira. Na medida certa para duas pessoas. Se você se interessou, ela fica nos Estados Unidos e está disponível para locação via AirBnB.

Shape arredondado

Casa portátil

O arquiteto Steve Areen viaja pela Austrália em busca de aventuras e, para isso, construiu uma casa sobre rodas bem simpática. Ele usou a madeira proveniente de um moinho desativado e precisou trabalhar o material antes da construçnao para que ele se transformasse em pranchas novamente.

Com uma forma circular, a casa tem aberturas de vidro e permite que Steve possa pareciar o céu de onde estiver. Os pequenos círculos ao redor da janela também servem de espaço para o arquiteto guardar seus equipamentos.

Casa portátil

Reciclar é preciso

Casa portátil

O arquiteto Martín Marro criou uma casa-cápsula em um tanque de gasolina desativado, na Argentina. Sua ideia, batizada de Bunker, foi criar o melhor alojamento possível em um lugar compacto (e que pode ser transportado para outros lugares). Dentro, há espaço para dormir e prateleiras, basicamente. O projeto já foi exposto em algumas feiras de arte e ainda é considerado um protótipo.

Para nômades estilosos

Casa portátil

De formato oval, esta casinha chama-se Ecocapsule e trata-se de uma habitaçnao móvel de baixo gasto energético. O projeto foi concebido pelo estúdio de design Nice & Wise e hoje já está à venda via internet na Europa e nos Estados Unidos.

O espaço interno abriga dois adultos confortavelmente e possui um banheiro químico separado, chuveiro quente e uma cama dobrável. Além disso, há espaço de armazenamento para equipamentos esportivos ou de pesquisa.

VER MAIS: 

 

Com informações: Casa Vogue

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close