Ambientes

O maior acervo iconográfico do mundo de Nossa Senhora e São José, encontra-se em Apucarana

A exposição é idealizada e organizada pelo Padre José Antônio Bertolin

A exposição é idealizada e organizada pelo Padre José Antônio Bertolin, que são expostas no Santuário de São José, em Apucarana (PR).

O Padre José Antônio Bertolin, da Congregação dos Oblatos de São José, promoveu esta Exposição Iconográfica sobre os pais de Jesus, no Centro de Espiritualidade dos Padres Josefinos.

O acervo conta com 4.446 ícones de Maria e 1.590 de São José, portanto, totaliza 6.036 ícones, sendo sem dúvidas o maior do Brasil e do mundo, devido à quantidade e a diversidade de imagens expostas.

O objetivo desta Exposição Iconográfica, diz Padre Bertolin, é “a evangelização e a cultura”.

LEIA TAMBÉM EM REVISTA MORAR BEM:

O promotor da iniciativa explica que, na exposição, estão as melhores reproduções em pintura, escultura e imagens sacras de grandes artistas, ao longo dos séculos.

A organização dessa exposição surgiu do desejo de ligar Maria a São José, visto que neste lugar (Apucarana) a Congregaçao dos Oblatos de São José mantem um Centro de espiritualidade Josefina que se empenha na divulgação da teologia de São José e da espiritualidade Josefina.

(Foto: RPC TV Londrina/Reprodução)

“Esses ícones foram resultado de uma coletânea sobre tudo que representava Maria por meio dos santinhos (muito comuns aqui no Brasil), para isso foram buscados os ícones de Maria em várias igrejas e livrarias do Brasil; depois uma razoável quantidade deles foram frutos de busca nas vezes em que estive na Itália por meio de fotografias, e outra grande quantidade foi resultado de pesquisas na internet”, conta Bertolin.

Resultado de imagem para bertolin no acerso iconografico

Cada imagem exposta está devidamente identificada por uma etiqueta, na qual constam informações sobre o artista, o nome da obra, ano em que foi pintada, técnica utilizada, onde está exposta, ou a quem pertence, no caso de coleção particular, entre outros dados.

A exposição é aberta ao público e a entrada é gratuita.

Por: Gabriel Ferreira

VER MAIS: 

Nos acompanhe também nas redes sociais: Instagram  Facebook

 

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close