InterioresSem Categoria

Saiba como tornar uma cozinha pequena em um espaço aconchegante e especial

Na hora de decorar os cômodos da sua casa, uma das tarefas mais complicadas é a cozinha, mas com um pouco de ajuda e criatividade, o cômodo pode se tornar um ambiente acolhedor e equipado com tudo que você precisa.

Por isso, reunimos as principais dicas para você aproveitar todo espaço da sua cozinha pequena.

1. Escolha os eletrodomésticos primeiro:

Esse detalhe é essencial para evitar problemas futuros com as medidas da cozinha. Com o fogão, geladeira, forno, máquina de lavar, coifa e micro-ondas já selecionados, a chance de algo não encaixar ou ficar desproporcional é quase nula.

2. Tamanho não é documento, medidas sim:

Se você acha que uma cozinha planejada serve somente para espaços mais amplos, se engana. Cozinhas planejadas são ideais também para espaços compactos. É até melhor optar por este modelo se a sua cozinha é pequena, pois a chance de aproveitar mais o ambiente com uma cozinha feita sob medida é bem maior. Portanto, independente do tamanho da sua cozinha, é essencial ter todas as medidas do cômodo.

3. Preste atenção no “estilo de vida” da sua cozinha planejada:

Antes de focar sua atenção em detalhes técnicos, pense em como a sua cozinha será utilizada. Ela terá uma funcionária para cozinhar, limpar e organizá-la, ou essas tarefas ficarão a cargo da família? Informações como essa ajudam a escolher o melhor lugar para a bancada de apoio por exemplo, e também o tipo de acabamento que será mais adequado para garantir o bom funcionamento da cozinha.

4. Faça um apurado de todos os objetos que ficarão na cozinha:

Outro passo importante é fazer um inventário de todos os objetos que serão guardados no local. Isso facilita a escolha de armários, gaveteiros, portas — as portas articuláveis, por exemplo, facilitam na hora de pegar objetos em locais mais altos.

5. Preste atenção nos pontos de energia e na planta hidráulica:

Ambos servirão como guia na hora de posicionar eletrodomésticos, armários, bancadas, e também ajudarão no projeto luminotécnico. Além disso, serão responsáveis também pelo quesito “segurança” do projeto.

Assim como as cores, a iluminação tem o poder de criar um efeito “ampliador” nos cômodos da casa. O ideal é ter uma boa luz natural, mas nem sempre essa é a realidade. Então, na cozinha, utilize luzes mais claras e diretas. As lâmpadas de led são mais econômicas e são uma boa fonte de luz artificial.

Na hora de escolher as cores, apenas tome cuidado se a cozinha for muito pequena. O mais indicado para este tipo são as cores mais claras. Porém nada impede que você misture elementos como a madeira caso goste, mas procure balancear com uma bancada mais clara por exemplo.

LEIA TAMBÉM EM REVISTA MORAR BEM:

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close