Construção

Única cidade do Brasil onde as ruas levam nome de pássaros já teve uma rua chamada Apucarana

No começo foi fácil, mas a cidade foi crescendo, crescendo. Hoje, para batizar uma rua o pessoal tem que dar asas à imaginação.

Localizada no Norte do Paraná, Arapongas com seus 123.027 habitantes tem uma característica curiosa. Ela é na única da cidade do país onde todas as ruas são nominadas por pássaros.

O próprio nome do município é uma homenagem à ave ‘Araponga’, conhecida pelo grito alto e estridente. Ao todo, são 1.184 ruas, divididas em 223 bairros, que estão registradas no Departamento de Cadastro da prefeitura municipal. “Parra buscar os nomes, nós utilizamos um livro atualizado sobre as espécies de pássaros”, diz Ivone Sonçatti Morelli, assistente administrativa.

LEIA TAMBÉM EM REVISTA MORAR BEM:

Para os curiosos, ela cita algumas ruas como a Chupa-dente, Alma de Gato, Bagaceiro, Caçador de Árvore, Andarilho, Asa de Telha, Negafa, Barbudo de Coroa, entre outros.

Quem já tem endereço simples se diverte. “É chique, é diferente”, brinca uma senhora.

Mas vai contar para namorada que você mora na Rua Pato bravo do mato. “Ela nem aparece. Some na hora”, brincou um homem.

No passado, essa história era um pouco diferente, como conta a historiadora do município, Naici Vasconcelos de Souza. Segundo ela, alguns nomes foram alterados. “As primeiras ruas tinham nome como Rua Apucarana, em homenagem à cidade vizinha, ou então, Avenida Getúlio Vargas”, lembra, ao citar que a denominação das ruas por nomes de pássaros foi instituída em 1964. (M.O.)

LEIA TAMBÉM:

 

Com informações: Folha de Londrina

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close